Empreender: Como identificar e desenvolver um líder.
Existe uma diferença entre ser dono, ser gerente e ser líder
Toda empresa precisa de uma liderança que inspire e motive a equipe.
Mas como identificar e como desenvolver um líder?
Para se sustentar no século 21, uma empresa precisa de liderança. Mas este conceito tem sido mal entendido, de acordo com o professor do Centro de Economia e Administração da PUC-Campinas, Valdenir da Silva Pontes. “Líder é aquele que tem capacidade de estimular, desenvolver e transformar outras pessoas e a empresa.
Há pessoas que já nascem com a liderança, mas ainda assim ela precisa ser desenvolvida. E há aqueles que são líderes por conta da formação que tiveram. Para o professor, liderança é arte, mas ela também pode ser desenvolvida. Ou seja, não existem apenas líderes natos.
A capacidade de mobilizar os outros não se dá com ciência. Não é uma questão meramente técnica. O que quero dizer é que se alguém entende mais que todo mundo de algum assunto, não quer dizer que será necessariamente líder em seu grupo. Esta pessoa precisa desenvolver a liderança com planos de desenvolvimento pessoal, que anda junto com o plano de negócio.
Dentro da realidade dos pequenos empreendedores, a falta de liderança é muito comum, identifica o professor. A consequência para a empresa é que isso impede o crescimento e diminui a longevidade. O líder se forma através da experiência do dia a dia. Mas isso só não basta.
Como desenvolver a liderança
O empresário deve procurar identificar nele mesmo a liderança. Deve ainda identificar carências e virtudes.
A partir daí, para se tornar mais completo, ele precisa trabalhar estas carências. Caso ele não se identifique como líder, não precisa fechar o seu negócio.
O líder nem sempre é o dono, assim como pode não ser o gestor. Existe uma diferença entre ser dono, ser gerente e ser líder.
5 ingredientes
Indico cinco ingredientes que o líder precisa ter para ser inovador e ter capacidade de reinventar o seu próprio negócio todos os dias.
1 – Ser apaixonado pelo que faz.
2 – Ter visão de longo prazo. O líder olha de cima, olha além do umbigo. Projeta a empresa pensando no que ele quer estar fazendo nos próximos 20 anos.
3 – Ter curiosidade.
4 – Ter audácia e disposição para correr riscos.
5 – Ser íntegro. A integridade gera confiança. Por isso os políticos não inspiram confiança, porque falta integridade. E ser íntegro é fazer aquilo que você fala e pensa.
O exemplo
Existem muitas outras características no líder, como a capacidade de se adaptar às diferenças culturais, mas de acordo com o professor estes cinco ingredientes são os mais importantes.
Liderança, portanto, se dá pelo exemplo. É isso que arrasta os colaboradores. Não é fazer festinha de fim de ano que vai destacar uma liderança, entenda quatro lições para aprender a ser líder:
1 – Você é seu melhor professor.
2 – Você aprende o que quiser.
3 – Você aprende com seus erros. O passado deve ser avalista do presente.
4 – Não culpe ninguém pelos seus fracassos.
Um bom exemplo de liderança no varejo brasileiro é a rede Magazine Luíza.
Eu morava em Franca, quando a Luíza era apenas uma lojinha com uma porta pequena. Depois se transformou numa rede, sob a liderança de uma
mulher.
Mais duas dicas de leitura para quem quiser se aprofundar no assunto:
“Um toc na cuca”, de Roger Von Oech (Editora de Cultura), 153 páginas;
“A formação do líder”, de Warren Bennis (Editora Atlas), 162 páginas.
Comente